foto Dr. Francisco   Homenagem póstuma

 


Uma singela e comovente homenagem foi prestada ao Dr. Francisco Carvalho e Silva, quando foi organizado, no stande da OrquidaRio, um espaço para exibição de fotos e de plantas cultivadas por ele.
 
     
Foi também distribuído um texto, escrito por seu filho, que transcrevemos abaixo

 

Dr. FRANCISCO CARVALHO E SILVA:
Um filósofo das orquídeas !

26.12.21 / 30.07.99
Fernando Potsch C. e Silva

O filósofo grego Teofrasto ao denominar há mais de 2 mil anos uma planta como Orchídion, nunca poderia imaginar que estaria iniciando uma maravilhosa e fascinante "escola filosófica": Os Orquidófilos, que com suas "lendas" e "mitos" específicos surpreendem a todos nós com uma paixão exuberante pelo ato de viver!

Todos os homens são filósofos. Possuem capacidade de refletir. Para os Orquidófilos essa capacidade é levada na sua mais alta exigência, diante dos desafios que enfrentam diariamente no convívio com esse misterioso e fascinante mundo das orquídeas.

Filosofia (de filos e sofia) significa amor à sabedoria, à diferença e à multiplicidade. Essa multiplicidade é um desfio constante dos Orquidófilos. Os fenômenos se repetem, mas nunca da mesma maneira. O raio de sol é sempre um raio de sol, mas não aquele de ontem. Os seres viventes são sempre classificados em espécies, mas as pétalas de hoje não são mais aquelas do passado. Aliás cada coisa não é jamais a mesma (Heráclito) ou cada gota de nectar da flor de orquídea será sempre única (Orquidófilos).

Foi este mundo encantado que seduziu Francisco de Carvalho e Silva em 1942, quando ganhou uma Cattleya granulosa. Biólogo por formação e industrial do setor químico por profissão, virou membro apaixonado da "escola filosófica de Teofrasto", que durante 58 anos enriqueceu profundamente seus conhecimentos com os mais fascinantes e ricos relacionamentos que pode conquistar durante sua existência: A amizade e carinho dos Orquidófilos.

Em 1960 decide transformar sua longínqua casa de campo de São Conrado, na residência oficial das orquídeas. Monta durante toda a sua vida uma coleção com aproximadamente 5 mil plantas, que possui mais de 90% de todas as espécies de orquídeas brasileiras, além das principais espécies da América Latina, México e América Central, "o que a coloca como uma das mais importantes do país"(Prof. Guido Pabst.), ficando ainda mais completa com o Epidendrum Carvalhoi nome dado em sua homenagem pelo grande Orquidófilo Roberto Kautsky.

Como pensador, possuía um raciocínio químico, direcionando toda a sua atenção filosófico/científica para desvendar os mistérios do substrato, elemento vital para o pleno desenvolvimento das orquídeas, tendo escrito diversos trabalhos científicos sobre esse tema em revistas brasileiras e internacionais.

Enquanto naturalista além de percorrer as principais matas brasileiras, para estudar in loco as orquídeas e respectivos substratos em seu habitat natural, como a acacalis cianea do Amazonas, mantinha um constante relacionando com seus pares Orquidófilos brasileiros e estrangeiros para a troca de informações e reflexões críticas sobre suas descobertas científicas.

Sócio fundador da OrquidaRIO, tinha sempre em mente que a riqueza de uma organização é decorrência da integração/participação de seus membros: trocando informações, fortalecendo seus mitos e lendas, cultivando nas próximas gerações as sementes maravilhosas do mundo encantado das orquídeas.

Veja a entrevista que o Dr. Francisco Silva concedeu à nossa revista Orchid News
Clique aqui