Como já é tradição, aconteceu mais uma exposição de orquídeas - Orquídeas no Jardim - organizada pela OrquidaRIO, associação de orquidófilos do Rio de Janeiro e realizada no orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A inauguração foi prestigiada pelo presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Lizst Vieira, por Antônio Bernardo, provedor do orquidário e pela representante da Porto Seguro, que financiou as obras de restauração do telhado do orquidário.




Marta Moraes (responsável pelo orquidário do JBRJ, Maria do Rosário de
Almeira Braga, presidente da OrquidaRIO e Lizst Vieira, presidente do JBRJ
Lizst, a superintendente da Porto Seguro e Antônio Bernardo

Essa exposição contou com a presença de 12 orquidários comerciais, do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, entre eles, Aranda, Orquidário Binot, Biorchids, Eco Orquídeas, Itaipava Garden, Itaorquis, Minas Orchids, Orquidário Paulista, Orquidário Primavera, Traviú, Chácara Bela Vista.
Além dos orquidários comerciais, participaram da exposição de flores a OrquidaRio e a Associação Jundiaiense de Orquidófilos, com aproximadamente 400 plantas.
Na programação foram incluídas 4 oficinas de cultivo, um work shop de ilustração botânica com a professora Dulce do Nascimento e 3 palestras.








Maria do Rosário, presidente da OrquidaRIO, visita o
workshop de ilustração
Dulce orientando uma aluna


Outra atração da exposição foi a apresentação do projeto CORES - Conservação das Orquídeas em Risco de Extinção.
O Projeto CORES visa realizar o levantamento de informações biológicas sobre nove espécies de orquídeas ameaçadas de extinção do Brasil, com o objetivo de reavaliar os status de conservação destas espécies e propor um plano de ação para cada uma delas. Este projeto estará contribuindo para a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade nos quatro estados que comporão sua área de atuação (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). O Projeto Cores vai trabalhar somente com as espécies ameaçadas de extinção listadas pelo Ibama (Laelia lobata, L. virens, L. fidelensis e L. perrini. Mas também Cattleya schilleriana, L. tenebrosa, L. xanthina, L. jongheana e L. grandis).
Este projeto será apresentado mais detalhadamente num próximo número de Orchid News.



As palestras também foram bem concorridas, com bom número de participantes, como a de
David Miller que falou sobre as orquídeas da serra dos Órgãos,
.

e a de Kleber Lacerda que falou sobre o gênero Hoffmannseggella (antiga Laelia rupícula)


e Cássio N. Medeiros, presidente da Associação Jundiaiense de Orquidófilo,que falou sobre "A Filosofia das Orquídeas".
O público que compareceu era de todas as idades e apreciava a beleza das flores, cada um a seu modo.





Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa
autorização de seus autores, sob pena de ação judicial. Qualquer solicitação ou informação pelo e-mail orquideas@superig.com.br