Orchid News # 34
XIX WOC


Cycnoches, Mormodes, Catasetums,
uma revisão das novas tendências

 
  por Fred Clarke

Cycnoches é um grupo fascinante de plantas caracteristizadas por suas dramáticas flores em forma de cisne e por seu dimorfismo (masculina e feminina) da forma de suas flores. Recentemente três novas espécies foram introduzidas no cultivo Cyc. cooperi, Cycnoches herrenhusanum e Cyc. barthiorum. Estas possuem uma cor espetacular e revigoraram o interesse no gênero e em reproduções. O gênero está dividido em duas seções Eu-Cycnoches onde a flor masculina (estigma) e feminina (pistilo) são muito semelhantes e a seção Heteranthe onde a flor masculina e a flor feminina são muito diferentes no labelo e na forma da flor.













Cyc. cooperii SVO AM
Cyc. cooperi Mem Pat Worthington
Cyc. cooperi SVOIII FCC female
Cyc. cooperi (Heteranthe):
As flores masculinas variam do verde ao marrom escuro e são produzidas em longas inflorescências pendentes carregando de 25 a 45 flores. Plantas adultas podem produzir 2 ou ocasionalmente 3 inflorescências por brotação. Naturalmente espalmadas as flores podem atingir 10cm. As flores femininas variam do verde escuro até o vinho amarronzado e se apresentam no número de 2 a 5 por inflorescência. Possuem uma substância cerosa e consistente e podem ser tão grandes quanto as flores masculinas.















Cyc.barthiorum
Cyc. barthiorum SVO AM flor masculina
Cyc. barthiorum flor feminina
Cyc. barthiorum (Heteranthe):
As flores masculinas têm uma cor complexa onde cada flor tera cores variando do rosa ao bronze roado até o verde claro com manchas marron-escuras e labelo branco. As flores são produziadas em inflorescências pendentes carregando de 25 a 35 flores. Plantas adultas podem facilmente produzir 2 e, ocasionalmente, 3 inflorescências por brotação. A abertura natural da flor é geralmente de 5cm. Flores femininas são verdes com labelo branco, algumas possem manchadas marrons e são produzidas de 2 a 5 por inflorescência. Elas são cerosas e são maiores do que as floers masculinas.



Cyc. herrenhusanum
Cyc. herrenhusanum flor feminina
Cyc. herrenhusanum (Heteranthe):
As flores masculinas são concolores sombreadas do amarelo até amarelo-esverdeado e são produzidas em inflorescência pendentes carregando de 15 a 25 flores. Plantas adultas podem produzir 2 inflorescência por brotação. A abertura natural da flor é, geralmente, de 5cm. As flores femininas têm a mesma cor das masculinas e são produzidas de 2 a 5 por inflorescência. Elas tem uma substância pesada e cerosa e são mais largas do que as flores masculinas.




Cyc.warscewiczii 'SVO Select #1

Cyc. warscewiczii (Eu-cycnoches):
As flores masculinas flowers have horizontally held petals, all the segments are green, the lip is ivory with a dark green callus, and they are produced on pendulous inflorescences carrying 5 to 7 flowers. Mature plants reliably produce 2 inflorescences per growth. The natural spread of the flower can be up to 5.5” (14cm).
As flores femininas são similares às masculinas na cor e são produzidas de 2 a 5 por inflorescência e tem uma substância pesada e cerosa.


Cyc. chlorochilon (Eu-cycnoches):
Existe uma confusão taxonômica considerável entre Cyc. chlorochilon e Cyc. warscewiczii já que ambos são similares em cor e tamanho. A diferença primária é a orientação pétala (curvada para cima) do Cyc. chlorochilon criando uma apresentação menos atrativa da flor.



Cyc. haagii (Eu-cycnoches):
A cor dos segmentos da flor masculina é verde-oliva claro e o labelo é marfim com pintalgados vermelhos ocasionalmente. As flores são produzidas em inflorescências carregando de 15 a 20 flores. Plantas adultas produzem de 2 a 3 inflorescência por brotação. A abertura natural da flor pode atingir até 6cm. As flores femininas são similares às masculinas na cor e são produzidas de 2 a 5 por inflorescência e tem uma substância pesada e cerosa.


Cyc. lehmannii (Eu-cycnoches):
A cor dos segmentos da flor masculina é verde-maçã brilhante e o labelo é branco com calo verde escuro. As flores são produzidas em inflorescências pendentes carregando de 3 a 6 flores. Plantas adultas produzem 2 infloresc~encia por brotação. A abertura natural da flor pode atingir 10cm.
As flores femininas são similares às masculinas na cor e são produzidas de 2 a 5 por inflorescência e tem uma substância pesada e cerosa.


Cyc. Martha Clarke

Com a introdução de novas e excitantes espécies da seção Heteranthe species, Cyc. cooperi, Cyc. barthiorum e Cyc. herrenhusanum, a hibridação foi revigorada. As novas e distintas cores e forma fina que cada um possui permitiram um melhoramento substancial em híbridos primários.

? Cyc. Jean E. Monnier (Cyc. cooperi x Cyc. barthiorum)
? Cyc. William Clarke (Cyc. cooperi x Cyc. herrenhusanum)
? Cyc. Kevin Clarke (Cyc. warscewiczii x Cyc. herrenhusanum)
? Cyc. Martha Clarke (Cyc. barthiorum x Cyc. herrenhusanum)


A cor da flor destes quatro novos híbridos variam de: verde, verde-amarelado, âmbar, tangerina, chocolate claro até chocolate escuro e alguns são pintalgados! A próxima geração de híbridos deverá trazer muitas surpresas.

Mormodes são comumente referidas como sendo a orquídea-duende. As flores são torcidas e não corresponde à aparência ‘normal’ de uma flor de orquídea. Mormodes são também flores perfeitas nas quais os componentes masculinos e femininos estão presentes em cada flor. Mormodes pode ser disafiante para serem cultivados já muitas espécies vêm de áreas tropicais com períodos de crescimento bastante longos. Alguns, no entanto, vegetarão bem na América do Norte. Eu cultivei muitos Mormodes e os seguintes foram o mais adequados:

? Morm. lawrenciana
? Morm. maculate
? Morm. sinuata
? Morm. horichii
? Morm. revolutum
? Morm. elegans
? Morm. igneum
? Morm. warscewiczii


O que falta nos Mormodes em termos de forma de flor, eles têm em cor espetacular. O desafio de cultivar este gênero pode ser muito recompensador já que poucas espécies de orquídeas possuem tão diversificada variedade de cor e padrão de colorido.

Cycnodes é o nome do gênero para o híbrido entre Cycnoches e Mormodes. Que par remarcável eles fizeram! Cycnoches transmite o tamanho de sua flor, a forma e o crescimento vigoroso, o Mormodes transmite sua cor. Eles foram excelentes híbridos e os listados abaixo são os que se destacam:

? Cycd. Wine Delight (Cyc. lehmannii x Morm. sinuata)
? Cycd. Jem’s Dragon (Cyc. warscewiczii x Morm. frymirei)
? Cycd. Chocolate and Cherries (Cyc. warscewiczii x Morm. sinuata)
? Cycd. Midnight Magic (Cyc. warscewiczii x Morm. Midnight)
? Cycd. Jumbo Empire (Morm. badium x Cyc. peruviana)

Os híbridos de Cycnodes têm uma média elevada de qualidade de flor. Existem, relativamente, poucos híbridos feitos, apenas 60 registrados até esta data, entretanto 38 foram pontuados pela AOS e receberam 2 "First Class Certificates" (FCC). Este é um número de pontuação AOS remarcávelmente alto e demonstra o futuro potencial em hibridação.

Ctsm. denticulatum SVO
Ctsm. pileatum Dinner Plate
Ctsm. pileatum SVO Sunshine

Catasetums são um grupo de plantas interessante e diversificado. Eles possuem formas dimórficas de flores e, geralmente, as flores masculinas e femininas são consideralmente diferentes. As masculinas, usualmente, possuem flores mais bonitas e têm uma vida curta. Todas têm gatilhos disparadores de polen localizados ao longo do lado inferior da coluna. As flores femininas possuem tipicamente uma cor verde tediosa com o labelo em forma de capacete, são produzidas em número reduzido e possuem uma vida relativamente longo. Existem muitas espécies de Catasetums e os abaixo são prontamente disponíveis e são de excelente crescimento e de floração.

Ctsm. pileatum
A cor das flores masculinas varia do marfim até verde e o labelo grande com 9 cm de diâmetro. As flores são produzidas de 8 a 11 em inflorescência pendente e têm vida curta, normalmente não mais do que 5 a 7 dias. As flores femininas são tipicamente verdes com labelo em forma de capacete e são produzidas de 3 a 5 por inflorescência. É um dos mais fáceis Catasetums para cultivar e de floração garantida.

Ctsm. expansum
A cor das flores masculinas varia do verde-maçã até o marfim e alguns têm poucas ou muitas pintas cor de vinho no labelo predominante que tem, freqüentemente, 7cm de diâmetro. São produzidas de 10 a 20 flores em inflorescência pendente e de vida curta, normalmente, não mais do que 5 a 7 dias. As flores femininas são tipicamente verdes com labelo em forma de capacete e são produzidas de 3 a 5 por inflorescência. Este é também um dos mais fáceis Catesetums para para cultivar e de floração garantida.

Ctsm. saccatum
As flores masculinas são produzidas em inflorescência tipo cascata com 60cm de comprimento e pode carregar de 20 a 40 flores. As flores são verde-limão recoberta por marrom escuro. O labelo é franjado com uma predominante bolsa (sac) daí a origem do nome saccatum. As flores de curta duração são compensadas pela capacidade da planta de florir de 3 a 4 vezes por estação. As flores femininas são as típicas do gênero.

Ctsm. denticulatum
Este é um dos menores Catasetums cujas plantas adultas raramente excedem a 13cm de altura. São produzidas de 15 a 24 flores masculinas por inflorescência e têm uma abertura natural de 4cm. A cor da flor é verde claro com os segmentos pintalgados de marrom escuro em profusão. O labelo dentado é amarelo-ouro e intensamente pintalgado de marrom escuro. As flores são de longa duração, normalmente de 10 a 14 dias. É uma espécie atratente e deve ser usada em futuras hibridações pela possibilidade de contribuição na cor e no tamanho.

Ctsm. barbatum
Este Catasetum de labelo "barbado" carrega de 15 a 20 flores interessantes medindo cerca de 3.5cm em abertura natural.

Ctsm. fimbriatum
Este Catasetum floresce com 15 a 20 flores e também o labelo fimbriado (franjado) Esta espécie tem sido usada na produdação de progênie com labelo franjado.

Ctsm. tenebrosum

Este é um dos primeiros Catasetums a florescer na primavera, as inflorescências se desenvolvem nas novos brotações emergentes. As flores masculinas têm pétalas e sépalasl escuras quase pretas compensadas pela cor verde-amaraledas do labelo. As inflorescências têm tendência a serem mais eretas em sua apresentação e, geralmente, carrega de 15 a 24 flores. Esta espécie tem servido de instrumento na produção de flores de cores escuras e muitas de suas progênies vão florescer de 2 a 3 vezes por estação.

Inicialmente, a mais bem sucedida hibridação de Catasetums foi centrada em torno de duas espécies: Ctsm. pileatum e Ctsm. expansum. Estas flores grandes e vistosas são atraentes e as plantas crescem e florescem facilmente. Os híbridos avançados de hoje em dia continuam se baseando em torno destes dois com o acréscimo de algumas poucas espécies para acrescentar cor e longevidade da flor. Os híbridos abaixo representam uma trajetória de sucesso de criação onde foram produzidas flores intensamente pintalgadas de vermelho-vinho.

? Ctsm. Orchidglade (Ctsm. pileatum x Ctsm. expansum)
? Ctsm. Susan Fuchs (Ctsm. Orchidglade x Ctsm. expansum)
? Ctsm. . Donna Wise (Ctsm. Orchidglade x Ctsm. tenebrosum)
? Ctsm. Crownfox Voodoo (Ctsm. Susan Fuchs x Ctsm. tenebrosum)
? Ctsm. Mark Dimmitt (Ctsm. Donna Wise x Ctsm. Orchidglade)

Fredclarkeara After Dark é um novo gênero hibrido contendo os seguintes gêneros: Clowesia, Mormodes e Catasetum. As flores são perfeita, não há mecanismo de ejeção do pólen e são de longa duração, chegando 6 semanas em muitos casos. Fredclarkeara (Fdk.) After Dark (Mo. Painted Desert x Ctsm. Donna Wise) produz flores de excelente forma, tamanho, quantidade e cor. Produziu também as flores mais pretas jamis vistas pelos juízes da American Orchid Society que já atribuiram, até agora, 4 "First Class Certificates", 3 "Award of Merit", 2 "Cultural Certificates of Excellence", e 1 "Award of Distinction".

Fdk. After Dark
Fdk. After Dark SVO Black Night
Fdk. After Dark SVO Black Pearl FCC

Fdk. After Dark SVO FCC
Fdk. After Dark SVO BlackCherry FCC


O potencial de criação da aliança da Catasetinae apenas começou a ser concretizado. Nós aprendemos recentemente como melhorar a longevidade da flor através do uso de espécies de Clowesia, reconhecer o potencial da cor e nós apenas arranhamos a superfície. O gênero tem muitos tipos de forma de flor, de cor, tamanho e formato do labelo e este pool de genes permitirá novos e diferentes híbridos nos anos vindouros. Então espere, nos só estamos começando!

Cultivo da planta - Catasetinae
Catasetinae têm um período de crescimento característico e um período de repouso (dormência). Para o melhor crescimento da planta é importante entender e respeitar estas fases de crescimento. Quando as plantas estão no período ativo de crescimento, mantenha constantemente a área das raízes úmida e fertilize regularmente. Este é essencial para otimizar o desenvolvmento do novo pseudobulbo. Quando as plantas estão em dormência, pouca ou nenhuma água é necessária já que os pseudobulbos armazenam umidade suficiente para sobrevier ao período de dormência.

O cultivo da planta de Catasetinae não é difícil, tudo o que precisa é entender seu padrão de sazonal de crescimento. As plantas dão sinais de sua necessidade de munaça. Interprete os sinais e os ajustes culturais apropriados.

Princípio da primavera: Catasetinae começa sua brotação no princípio da primavera. Entretanto, a rega deve esperar até que a nova brotação tem desenvolvido bem suas novas raízes. Em plantas adultas deixe as raízes crescerem até aproximadamente o comprimento de 8cm antes de começar a regar. Não é fácil esta espera para regar, o instinto natural é começar a regar tão logo veja o novo broto mas eu aprendi por tentativa e erro que é melhor esperar para regar do que começar muito cedo. As raízes das Catasetinae se deterioram durante o período de dormência e, no ano seguinte, elas não são eficientes o suficiente para absorver umidade e nutrientes. Isto faz com que a novas raízes sejam vitais a saúde das plantas. Isto reforça a mensagem sobre não regar muito cedo.

Meia-estação: Este é um período onde as plantas estão desenvolvendo rapidamente suas novas raízes e pseudobulbos. Existe um surpreendente quantidade de brotação que ocorre durante este mês, freqüentemente as plantas dobrarm de tamanho. Devido a isto, as plantas requerem umidade constante e fertilização regular. Na maior dos casos, a irrigação deve ser feita de 2 3 vezes por semana. Um fertilizante balanceado é adqueado para um crescimento rápido. Os níveis de luminosidade sugeridos para Cattleya ajudará para garantir um crescimento bom e vigoroso e também a floração. Este é também o período de incial de floração.

Fim da estação: Algumas vezes, no final do outono, as plantas começam a entrar em período de dormência. Entender os sinais do começo deste período e os fatores que o determinam é muito importante para um bom cultivo da planta. Os primeiros sinais é o amarelecimento das folhas. Nesta hora, pare de fertilizar e reduza rega pela metade. Quando a maior parte das folhas se tornaram marrons ou amarelas ou já caíram, pare de regar também. A regra geral a seguir é a seguinte: por volta de 15 de novembro (15 de maio no hemisfério sul), pare de fertilizar e reduza a rega pela metade. Por volta de 1º de janeiro (julho no hemisfério sul), se as plantas ainda tiverem folhas, a rega deverá ser suspensa.

Note: A rega durante o período de dormência, a rega só deve ser feita se a planta enrugar muito. Normalmente, uma simples rega é suficiente para a restauração dos bulbos.

Catasetinae gosta de nível de luminosidade comparável ao da Cattleya’s em torno de 2500-4000 "foot candles". Eu uso dois substratos para os vasos. Para os seedlings, até 3” eu o uso o esfagno da Nova Zelândia com uma camada no fundo do vaso de 1/3 de pedaços de isopor. Para plantas adultas eu tenho usado uma mistura de 50/50 de lascas de cascas secas de coco e diatomita.
Replante e divisão só devem ser feitos quando o novo broto está começando a se desenvolver e antes das novas raízes começarem a aparecer. Diferente das outras plantas de orquídeas, Catasetinae vegetam bem com divisões de dois bulbos. Catasetinae são geralmetne livres de pestes, no entanto os ácaros-aranhas são atraídos pelas folhas destas plantas. Os ácaros-aranhas são pequenos e vivem na parte debaixo das folhas. Tenha o cuidado de checá-los já que as plantas estão perdendo as folhas e controle-os com um acaricida recomendando pela loja de produtos para jardinagem.


Fotos : Fred Clarke

Fred Clarke
Sunset Valley Orchids
fred.clarke@worldnet.att.net
www.sunsetvalleyorchids.com


É expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (textos, fotos, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores sob pena de ação judicial. Qualquer solicitação ou informação pelo e-mail:orchidnews@oi.com.br