Delfina de Araujo é licenciada em Música pela UNI-RIO, gerente e sócia do estúdio SERGIO ARAUJO FOTOGRAFIA, orquidófila e orquidóloga há mais de 10 anos, co-editora do site Brazilian Orchids e da revista on-line Orchid News.




A programação foi muito intensa e o número de palestras bastante elevado. Como não poderia deixar de ser, na maioria das vezes, 3 palestras ocorriam ao mesmo tempo tornando difícil a escolha e impossível o acompanhamento de todas.

A exposição foi um show à parte.

Em razão da diferença das estações entre os hemisférios norte e sul, a variedade de gêneros e espécies de orquídeas em flor era bastante grande.
Tivemos a oportunidade de vermos espécies que não são muito vistas nas exposições, especialmente, Acineta superba, Bonatea speciosa, Brassavola cordata, Calanthe rubens, Epidendrum coriifolium, Epidendrum cooperianum, Eulophia guineensis, Mediocalcar decoratum, Neomoorea irrorata, Phalaenopsis mannii, Pleurothallis flexuosa.

Havia também alguns híbridos muito interessantes como: Doritaenopsis Nobby's Purple 'Splash' , Disa African Sun x D. Diores 'Sidmar Pink', Angulocaste Augres, Miltoniopsis Robert Strauss, Mokara Singa Gold, Phragmipedium Icho Tower 'Samares', Wilsonara Ravissement 'Cali'.


Em geral, as plantas possuíam um cultivo excelente, mas algumas delas formavam espécimes que se destacavam imediatamente. Uma delas era o Zygotepalum Arthur Elle 'Wössen' (Glanz Wössner Orchideen), Pleurothallis (Specklinia) grobyi (Jardim Botânico de Munique) realmente mereceu os prêmios que ganhou: Melhor Pleurothallid espécie - genérico e intergenérico (Classes 140 - 143) e Melhor Pleurothallidinae espécie e híbrido (Classes 144 - 145). Ansellia africana (Jardins de Luxembourg - Senado francês) era uma planta bem grande e bem florida assim como o Osmoglossum pulchellum 'Brins of Muguet', do mesmo estande.

Resumindo, é impossível mencionar todas as plantas interessantes.

Alguns dos estandes eram muito atraentes e o mais interessante, para mim, foi o apresentado pela cidade de Cherbourg-Octeville (que ganhou a Medalha de Bronze e fita verde – 2º. lugar) com uma rara coleção de espécies de Vanilla, das estufas do Parque ‘Emmanuel Liais'. Infelizmente, as plantas não estavam floridas.
O estande de Jardins Nacionais de Singapura chamava muito atenção por sua originalidade em criar verdadeiras esculturas cuja sinuosidade das formas sugeriam movimentos de dansa. É preciso também mencionar o estande de Vacherot & Lecoufle, o grande campeão, assim como o estande da Fundação Eric Young que foi o vice-campeão.

Gostaria de agradecer a calorosa recepção e carinhosa atenção que nos foram dispensadas pelo casal Vinciane e Marc Dumont assim como a toda equipe de apoio da 18ª WOC, com especial menção à Micheline Rusterholz, responsável pelo atendimento aos palestrantes.

Gostaria ainda de agradecer a todos (de diversas partes do mundo) que, gentilmente, cooperaram conosco na confecção desta edição especial, seja respondendo a entrevistas, enviando textos e fotografias, esclarecendo dúvidas, mesmo àqueles que, por uma razão ou outra, não conseguiram enviar a tempo sua participação:

Abishkar Subedi
Andre Schuiteman
Bertrand Schatz
Cassio Van den Berg
Cheng Chang
Chris Purver
Daniel Prat
Ed de Vogel
Eric Hagsater
Günter Gerlach
Jörg Frehsonke
Harold Koopowitz
Harry Zelenko
Holger Perner
Irina Tatarenko
Jacques Kleynen
Jean Claessens
Jean Koenig
Jean-Michel Hervouet
Johan Hermans
John Doherty
Joyce Stewart
Jyostna Devi
Kanchit Thammasiri
  Lay Keng WHANG
Lourens Grobler
Mark Clements
Munekazu Ejiri
Mark Whitten
Michael Tibbs
Micheline Rusterholz
Moises Behar
Norris H. Williams
Pascal Sauvetre
Phillip Cribb
Philippe Feldmann
Ray Clements
Rik Neirynck
Robert Hamilton
Roland Schettler
Rodolfo Solano
Robert Fuchs
Rudolf Jenny
Sara Giladi
Thomas Toulemonde
Vitorino Paiva Castro Neto
Vinciane Dumont
Thierry Pailler
Tim Wing Yam
e, especialmente, aos amigos Raimundo Mesquita e Maria do Rosário de Almeida Braga pelo incentivo que sempre deram.

É expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores.