Floração de Cymbidium ensifolium var. misericors in vitro.

Dr. Chen Chang é Ph.D. e trabalha como pesquisador assistente no Departmento de Botânica do Museu Nacional e Ciência em Taichung, Taiwan.
 


ON: Há quanto tempo o senhor está trabalhando com manipulação de componentes citokinins para induzir a floração de Cymbidium ensifolium var. misericors in vitro, assunto de sua palestra em Dijon?
CC: Eu venho trabalhando com Cymbidium chinês e floração in vitro há mais de 10 anos desde quando estava preparando minha tese para o Ph.D e no pós doutorado.

ON: O senhor poderia nos explicar um pouco sobre a manipulação destes componentes?
CC: Nem todos os citokinins têm uma influência positiva na floração in vitro. Entre oito citokinins testados, somente TDZ, 2iP e BA induziram a floração de rizomas.

ON: Cymbidium leva, pelo menos, cinco anos do semeio até a floração entretanto o senhor falou consegui uma floração maciça precoce com o desenvolvimento a partir da cultura de rizomas, assim, com este processo, quanto tempo a planta leva para florir?
CC: Flores precoces podem ser desenvolvidas a partir de calos derivados do rizoma dentro do prazo de 100 dias em meio de cultivo.

ON: Em geral, Cymbidium possui flores de longa duração, acontece a mesma coisa com estas plantas?
CC: As flores abertas in vitro podem durar aproximadamente 14 dias.

ON: As flores têm o mesmo tamanho daquelas cultivadas tradicionalmente?
CC: Flores in vitro têm um tamanho menor quando comparadas com aquelas cultivadas em vaso. Mas a flor in vitro tem os órgãos normais como pétalas, sépalas e coluna.

ON: Este processo pode se aplicado a qualquer gênero ou espécie de orquídea?
CC: Minhas pesquisas são focadas em Cymbidium. O fenômeno de floração in vitro pode ser encontrado em qualquer outro tipo de orquídea mas o processo deverá ser diferente dependendo da espécie.

ON: Quantos gêneros e espécies ocorrem em Taiwan? A maior parte é terrestre ou epífita?
CC: Cerca de 101 gêneros com 322 espécies, 3 sub-espécies e 5 variedades em Taiwan (Su, H. J. 2000. Flora of Taiwan, segunda edição, volume cinco). A maior parte das orquídeas de Taiwan são terrestres.


Floração
in vitro


ON: Muito obrigada, Cheng Chang

 

Fotos de Cheng Chang


É expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores.