19a. Conferência Mundial de Orquídeas - WOC





ON: Robert Fuchs, como co-presidente da 19a. Conferência Mundial de Orquídeas, o senhor deve ter muitas coisas importantes para nos falar a respeito. Em primeiro lugar, poderia nos falar sobre os patrocinadores deste evento?
RF: A "South Florida Orchid Society (SFOS)" e a "Fort Lauderdale Orchid Society (FLOS)" são duas das maiores sociedades de orquídeas dos Estados Unidos ( elas são as maiores da Flórida). Ambas as sociedades são filiadas à "American Orchid Society" há décadas e promovem grandes exposições anuais de orquídeas. "Miami International Orchid Show" é a maior exposição de orquídeas do hemisfério ocidental e a exposição anual espetacular da "Ft. Lauderdale Orchid Society" marca o início, a cada mês de janeiro, da agitada estação de exposições da Flórida. Nós estamos confiantes de que a combinação da experiência das duas sociedades tornará a 19a. WOC em um dos melhores eventos de 2008. Col. Kenneth Kone (FLOS) foi o responsável pela exposição da 11a. WOC, em 1984, e ele trouxe muita experiência para a nossa diretoria. Eu fui o presidente da "Miami International Orchid Show" diversas vezes e desde l984, participo de todas as edições da Conferência Mundial de Orquídeas.

ON: Quando e onde acontecerá a 19a. WOC?
RF: A 19a. Conferência Mundial de Orquídeas acontecerá em fins de fevereiro e princípio de março de 2008, no Centro de Convenção de Miami Beach, em Miami Beach, Flórida, USA. Nossa programação prevê, até o momento, os dias 23, 24 e 25 de fevereiro para a instalação da exposição. O julgamento dia 26 (no período diurno) e a festa de abertura, à noite. A exposição e a conferência terão início no dia 27 indo até 2 de março.

ON: Fevereiro-março ainda é inverno no hemisfério norte, no entanto, parece que Miami Beach não tem um inverno muito rigoroso, não é? Isto quer dizer que a temperatura é agradável nesta época do ano?
RF: O tempo no sul da Flórida é excelente nesta época do ano! A temperatura é amena, os dias bonitos e ensolarados. Na verdade, esta é nossa principal estação turística porque o tempo é perfeito na maior parte dos dias. Visitantes adorarão o clima! O Centro de Convenção fica a apenas algumas quadras da praia!

ON: O que significa exatamente “Orchids – Nature’s Masterpiece” (Orquídeas - Obra prima da natureza)?
RF: Este é nosso tema da conferência e da exposição. Significa para nós focalizar a orquídea em seu mundo natural, particularmente as espécies e como elas estão sobrevivendo em seus habitats e no "cativeiro" (sob o cultivo).

ON: Já existe uma programação? Haverá um assunto principal ou assuntos variados?
RF: Nós estamos trabalhando na programação, atualmente. Ainda é um pouco cedo para termos uma programação de palestras já feita. Naturalmente que serão incluídos os mais avançados estudos baseados em pesquisas que estão sendo feitas atualmente. Nós estamos planejamos duas séries de palestras, uma para as pesquisas científicas e outra com uma abordagem horticultural. Haverá uma série de programas interessantes e educacionais durante a 19ª. WOC com especialistas do mundo orquidófilo e orquidólogo.

ON: Qual seria o número destas palestras?
RF: Nós ainda estamos organizando a programação, mas esperamos poder oferecer aproximadamente 40 palestras nos quatro dias da conferência. Haverá também as atividades educacionais na exposição e apresentações informais como as que fazemos na Exposição Internacional de Orquídeas de Miami... nós temos visitas guiadas à exposição, programação informal sobre cultivo para principiantes, isto tipo de coisa.

ON: O senhor tem alguma idéia quantos orquidários participarão da Exposição?
RF: Nós esperamos ter mais de 100 expositores vindo de todas as partes do mundo incluindo orquidários comerciais, sociedades orquidófilas, cultivadores individuais e, naturalmente, nós esperamos que todas as firmas comerciais participem também como vendedores.

ON: Quantos visitantes podem ser esperados para um evento como este?
RF: Nós esperamos mil registrantes para a Conferência e, talvez, 100.000 visitantes para a exposição.

ON: As pessoas já podem se registrar?
RF: Ainda não. Atualmente, nós estamos trabalhando nos detalhes do processo do registro e teremos essa informação disponível no Web site da conferência o mais cedo possível. Assim que concluirmos todo o planejamento da conferência e da exposição, todas as informações estarão disponíveis no site, cujo endereço é www.19WOC.com

ON: Os senhores estão planejando algum acordo com vistas à hospedagem e ao transporte?
RF: Com certeza. Nós estamos em negociação com hotéis perto do centro de convenção para a obtenção de taxas especiais para os conferencistas, nós teremos também uma agência de viagem oficial da conferência para ajudar a visitantes a planejar suas viagens. Nós estaremos oferecendo excursões antes, durante e após da conferência para outras partes de Florida e Ilhas do Caribe.
Eu gostaria de acrescentar que nós estamos trabalhando junto às agências governamentais dos Estados Unidos que supervisionam a importação e a exportação de planta, de modo que a circulação de plantas e de flores de orquídeas para a conferência seja tão facilitada quanto possível. Nós teremos toda a informação disponível mais adiante. Nós estamos confiantes de que os expositores, os vendedores e os visitantes que seguirem os procedimentos americanos poderão trazer e levarem as orquídeas, sem problemas. Miami é o porto de entrada mais importante dos Estados Unidos para a indústria da flor do corte, assim as agências federais aqui são muito profissionais e experientes em lidar com o transporte de tão delicada carga. Agradecemos seu apoio e interesse pela 19ª. Conferência Mundial de Orquídeas!
Nós esperamos lhe encontrar e também encontrar seus leitores, em Miami Beach em 2008!

ON: Muito obrigada, Robert Fuchs.

Robert Fuchs - Co-Presidente
19a. Conferência Mundial de Orquídeas
www.19woc.com
email: woc19@aol.com


Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores.