Bibliorchidea


Rudolf Jenny é químico e estuda as orquídeas há mais de 30 anos, é especialmente interessado nas subtribos Pleurothallidinae, Catasetinae e Stanhopeinae. Autor de monografia sobre Gongora, Sievekingia e Stanhopea.
Autor da base de dados sobre a literatura de orquídeas Bibliorchidea.
 




ON: Que é exatamente Bibliorchidea?
RJ: É um banco de dados sobre a literatura de orquídeas em todos seus aspectos, fornecendo um acesso rápido aos livros e aos artigos sobre ou relativos à família Orchidaceae. Foi dado ênfase especial à taxonomia e sistemática. Por causa dos regulamentos do copyright, Bibliorchidea é somente uma coleção das citações, junto com uma lista extensiva de palavras-chave baseadas no "hard-copy" da publicação, em uma das coleções mais completas da literatura de orquídeas a nível mundial. Para as pessoas que mantêm a base de dados é importante saber qual a necessidade do usuário potencial. Também neste caso o espectro é muito amplo. Quase tudo é possível, desde uma busca simples para a soletração correta de um determinado epíteto a uma busca de uma determinada literatura que possa servir de base para uma monografia ou uma dissertação. A estrutura da base de dados deve garantir que as perguntas sobre a área escolhida possam ser respondidas. Como nenhuma base de dados é completa, não se pode esperar obter uma lista completa das publicações sobre um determinado assunto, mas ela deve completa o suficiente para garantir um começo.

ON: Por que Bibliorchidea?
RJ: A literatura continua exercendo o papel principal na ciência e na pesquisa, por um lado porque é uma documentação da já pesquisa feita e uma demonstração dos resultados. Por outro lado, é também um registro sobre uma pesquisa recente. Por enquanto, a pesquisa de literatura é parte de qualquer trabalho ou projeto científico. Quem quer que tenha feito uma pesquisa de literatura conhece as dificuldades de se obter uma visão geral da literatura relacionada a um projeto em um tempo e esforço aceitáveis. Hoje em dia, a informática nos fornece uma seleção grande de ferramentas muito úteis para diminuir o tempo e o esforço gastos em uma pesquisa de literatura.

ON: Que tipo de documentos estão relacionados?
RJ: Como explicado acima, a literatura ainda tem um papel muito importante na ciência. Neste contexto, o termo “literatura” tem um sentido amplo aceitando como literatura uma série de publicação. Em botânica – e orquideologia como uma divisão da botânica - nós encontramos, periódicos científicos gerais, ocasionalmente com artigos sobre as orquídeas, periódicos científicos no campo da botânica e, ocasionalmente, com artigos sobre as orquídeas, periódicos de orquídeas com, pelo menos, conteúdo parcialmente científico, publicações da sociedade (sociedades do orquídeas), dissertações, flora em geral ou flora de orquídeas, anais, sumários e relatórios dos congressos e os simpósios, catálogos de todo o tipo, relatórios do curso e da expedição, livros de texto e publicações da pesquisa básica, bibliografias e biografias, correspondência e cartas.

ON: Há quanto tempo o senhor está trabalhando neste projeto?
RJ: Ele vem sendo desenvolvido por um período de mais de 15 anos.

ON: Bibliorchidea pode ser acessada pela internet?
RJ: Sim, a versão atual de Bibliorchidea pode ser acessada pela internet (http://www.Bibliorchidea.net).

ON: Qual é o método ou os métodos de busca?
RJ: Você pode usar diferentes tipos da busca e também combinações de métodos diferentes da busca tais como a busca direta para o autor e o co-autor, pelo ano de publicação, para descrições novas nos campos respectivos, por palavras-chave pela seleção direta do catálogo de palavra-chave, como uma única palavra-chave ou relacionada a outras palavras-chave usando termos correlatos e/ou (conexões booleanas). Você pode também ampliar o resultado usando um dos métodos acima mencionados. Além dos mecanismos da busca, o software permite naturalmente a classificação dos resultados por diferentes critérios e impressão Uma outra possibilidade é a compilação de um índice cumulativo de um periódico.
A versão atual da base de dados Bibliorquídea permite que os usuários institucionais também construam sua própria base de dados tendo do para possuir a base de dados com o Bibliorchidea como base. As listas eletrônicas das coleções dos espécimes (herbários), das ilustrações ou mesmo de uma coleção de publicações escaneadas são possíveis sem gastar demasiado tempo para os fundamentos. De acordo com o desenvolvimento tecnológico muito rápido especial informática é extremamente difícil supor que desenvolvimento uma base de dados como Bibliorchidea terá nos próximos anos

ON: Qual a audiência potencial de Bibliorchidea?
RJ: Certamente Bibliorchidea permanecerá como a mais importante ferramenta para todos aqueles que necessitam de uma literatura sobre orquídeas tanto profissionalmente como por lazer. Todo documento que o usuário pode encontrar em Bibliorchidea está também disponível como a cópia física rapidamente.

ON: O senhor diria que é uma base de dados completa?
RJ: Naturalmente também Bibliorchidea não é completo e há muita dúvida se um dia alcançará a integralidade, mas crescerá continuamente. Hoje contem mais de 125.000 originais, incluídos neste número são artigos de todo o tipo dos periódicos, dos livros, de catálogos, de dissertações, de listas de verificação, de manuscritos e de iconografias. Esperamos que, no futuro, autores do mundo todo concluam que a melhor de tornarem suas próprias publicações conhecidas poderia ser o envio de um exemplar para ser adicionado à Bibliorchidea o mais rápido possível. Isto é especialmente importante para as publicações que não são amplamente distribuídas como as dissertações.

 

 




ON: Obrigada, Rudolf Jenny.


Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores.