Orquídeas de Israel


Dr. Sara Giladi é curadora do Conservatório de Plantas Tropicais, no Jardim Botânico de Jerusalém, onde ela vem trabalhando há 25 anos.
Ela é graduada em Ciências Humanas e cursou diversos cursos em Botânica e Horticultura.
   


ON: Como foi seu começo no estudo das orquídeas?
SG: Foi através de Marylin LeDoux que era a curadora do Jardim Botânico do Missouri onde eu estagiava. Ela é muito profissional e continuamos boas amigas. Isto ocorreu em 1992, quando eu voltei para Israel, eu me dediquei às orquídeas. Eu comecei a colecionar no Jardim Botânico e, em 1998, a Sociedade Israelita de Orquídeas foi fundada por iniciativa minha.

ON: Poderia nos falar um pouco sobre país, sobre as condições geográficas nos habitats?
SG: Israel é um país pequeno, em torno de 20770 km² com um elevado número de espécies de plantas (2600). Sua localização ao longo do vale do Rio Jordão a leste e o mar Mediterrâneo a oeste cria muitos diferentes habitats.

ON: E o clima?
SG: A precipitação varia de 10 mms em Eilat a menos de 900 mms na Galiléia. A estação chuvosa dura 4 meses com temperatura baixa (-3º C à noite, só nas regiões elevadas. Durante o dia pode subir até 14ºC).O verão é quente e seco, 28- 35ºC durante o dia.

ON: Quantos gêneros e espécies de orquídeas?
SG: São 13 gêneros com 30 espécies.

ON: Quais são os mais importantes gêneros?
SG: Orchis e Ophrys são os mais comuns, com, aproximadamente, 10 a 13 espécies cada.

ON: E as endêmicas?
SG: A única é a Orchis israelitica.


Orchis israelitica

Orchis israelitica

ON: Todas elas terrestres?
SG: Todas as orquídeas de Israel são terrestres, bem adaptadas ao clima do Mediterrâneo. Elas ficam dormentes durante o verão, de maio a novembro e brotam depois das chuvas.

ON: Qual é a mais ameaçada orquídea de Israel?
SG: Existem diversas orquídeas que são raras e ameaçadas mas elas não são atraentes e estão localizadas nas Reservas Naturais de Proteção. As mais ameaçadas são Orchis laxiflora e Epipactis veratrifolia, elas são grandes e bonitas e são ameaçadas pelo desenvolvimento urbano e rural.

ON: O que pode ser feito no sentido de ajudar a conservação?
SG: Educação para proteger a natureza e plantas selvagens tem um grande impacto, mas infelizmente, não é suficiente para enfrentar a "civilização".

ON: Existe algum tipo de ajuda governamental para isto? Existe uma preocupação com a conservação das orquídeas e da natureza de uma maneira geral?
SG: Existe uma pequena ajuda do governo para manter as Reservas Naturais.

ON: E as pessoas estão preocupadas com a preservação e a conservação?
SG: No meu círculo social, as pessoas estão preocupadas com a conservação mas é uma percentagem muito baixa em relação ao total da população.

ON: Existe um grande número de orquidófilos em Israel?
SG: Hoje em dia, nossa sociedade tem mais de 100 associados e muitos outros acham fascinante o hobby de cultivar orquídeas mas nossas orquídeas se comparadas com as do Brasil, são poucas, difíceis de se encontrar e ainda impossível de serem cultivadas. As orquídeas de Israel não são cultivadas por nós, já que são inacessíveis e longe de serem tão exuberantes como a de vocês. Um amigo semeou diversas espécies nativas e há esperanças de que floresçam em alguns anos.


ON: Muito obrigada, Dra. Sara Galadi.

 

Fotos de Sara Galadi

Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores.