ORCHID NEWS, uma revista on-line para a divulgação do conhecimento científico e horticultural pela Internet.
Por Sergio Araujo e Delfina de Araujo - Brasil

A criação do site intitulado Brazilian Orchids data de 1996. Em pouco tempo, este site tornou-se uma referência para a orquidologia e orquidofilia no Brasil e no exterior. Apesar dos novos tópicos criados e freqüente atualização dos já existentes, os editores sentiram a necessidade de estimular o retorno dos visitantes e tornar o site mais dinâmico. A resposta a estas necessidades foi a criação de uma revista on-line de orquidologia e orquidofilia chamada Orchids News, editada exclusivamente por Sergio Araujo e Delfina Araujo. Desde sua criação, 26 números foram colocados no ar, na Internet, permitindo um melhor conhecimento dos trabalhos realizados sobre as orquídeas (no Brasil ou no exterior. mas sobre as orquídeas brasileiras), para resgatar a memória nacional orquidófila e estimular a cultura das orquídeas. Os editores se dirigem não apenas aos especialistas e aos pesquisadores, mas também aos orquidófilos amadores. O objetivo é criar uma revista que seja atraente tanto para um grupo como para o outro. Pode-se encontrar trabalhos científicos e não-científicos, desenhos, fotos artísticas e técnicas, discussões, debates, etc.
Enfim, é a utilização da Internet como um moderno meio de comunicação e divulgação dos conhecimentos científicos e horticulturais.

Sergio Araujo é licenciado em Música pela UNI-Rio, jornalista e fotógrafo publicitário com uma longa experiência. Atua no mercado profissional no Rio de Janeiro há mais de 20 anos onde mantêm seu estúdio. Criador, editor e webmaster do site Brazilian Orchids (http://www.delfinadearaujo.com) e da revista on-line Orchid News.
Delfina de Araujo é licenciada em Música pela UNI-RIO, gerente e sócio do estúdio SERGIO ARAUJO FOTOGRAFIA, orquidófila e orquidóloga há mais de 10 anos, co-editora do site Brazilian Orchids (http://www.delfinadearaujo.com) e da revista on-line Orchid News.

Orquideas do Sudeste da Ásia em CD-ROM
Por Dr. Ed de Vogel e André Schuiteman - Holanda


Existe uma necessidade urgente de informação sobre Orchidaceae que seja facilmente acessível. A informação sobre orquídeas, é, tradicionalmente, estocada em livros. Um sistema de busca da informação eletrônica foi projetado por ETI (Expert Center for Taxonomic Identification) que apresenta um sistema interativo multi-entrada da identificação, descrições e outras informações em táxons, com algumas fotografias e desenhos coloridos que podem ser obtidos e mesmo impressos. O Nationaal Herbarium Nederland (Herbário Nacional da Holanda) está produzindo publicações sobre orquídeas neste sistema em CD-ROM's, em estreita cooperação com os Herbários e Jardins Botânicos de Papua Nova Guiné, do Vietnam e ingleses, dinamarqueses e filipinos.
Está em curso a produção de uma série de 6 CD-ROMs sobre os gêneros e espécies de orquídea de Nova Guiné (2 publicados), assim como sobre os gêneros das Filipinas (1 publicado) e do Vietnam.
O CD-ROM's trará, para cada táxon, uma combinação dos seguintes dados: o nome e os sinônimos, as referências literárias, uma descrição, sua distribuição, os desenhos, as fotografias, o tipo(s), as notas no cultivo, etc., com chaves de identificação e com link para o glossário. Novos critérios serão incluídos, mas a força principal deste projeto está em juntar uma quantidade vasta dos dados existentes sobre Orchidaceae do sudeste da Ásia e escondida na literatura e nos livros.
A versatilidade e o poder deste sistema da identificação, combinados com simplicidade no uso, foram demonstrados pela projeção com os três CD-ROM's já publicados da série de Nova Guiné:
Flora Malesiana. Orchids of New Guinea Vol. I: Illustrated checklist and genera.
Flora Malesiana. Orchids of New Guinea Vol. II: Dendrobium and allied genera.
Flora Malesiana. Orchids Flora Malesiana. Orchids of New Guinea Vol. III: Genera Acanthephippium to Hymenorchis (excluding Bulbophyllinae and Dendrobiinae).

André Schuiteman é taxonomista e membro da equipe do National Herbarium of the Netherlands e o principal autor da série de CD-ROM sobre Flora Malesiana: Orquídeas da Nova Guiné. Ele visitou a Tanzânia, Colômbia, Malásia, Indonésia e Papua Nova Guinea para estudar a flora de orquídeas.
Ed de Vogel foi, até sua aposentadoria em 2004, pesquisador senior do National Herbarium of the Netherlands em Leiden. Ele executou trabalhos de campo através da Indonésia, Malásia, Filipinas e Brunei. Ele fundou e foi editor do jornal Orchid Monographs (descontinuado) e o segundo autor da série de CD-ROM sobre a Flora Malesiana: Orchids of New Guinea.

A documentação eletrônica fotográfica
Por Frank Slaughter Jr - USA


Breve descrição: Com o objetivo de documentar as premiações concedidas, a American Orchid Society (A.O.S.) acumulou mais de 45.000 slides. Reconhecendo a natureza perecível e o valor educacional destes slides de plantas premiadas o A.O.S. está tentando digitalizar sua toda a sua crescente coleção. A palestra fez uma revisão sobre a maneira com o escaneamento (numa resolução de 4000 pixel por polegada) está sendo feito e de que maneira está se preservando a exatidão das cores. Uma atenção especial é dada ao modo de usar os perfis ICC para escaners digitais, monitores do computador, impressoras e projetores digitais contribuindo para se obter a cor exata tanto na captura quanto no escaneamento. A palestra também demonstrou o software que foi desenvolvido sob encomenda para conseguir imagens de resolução mais baixa a partir de escaners de alta resolução. Garantida a cor exata, imagens mais baixas da resolução são suficientes para as publicações de A.O.S. para web sites e pode fornecer melhores informações para decisões de julgamento permitindo um acesso rápido a uma informação pictorial comparativa. .

Frank Slaughter, Junior é matemático acadêmico aposentado, antigo membro do A.O.S. Trustee e juiz credenciado de orquídeas. Ele preside o comitê de tecnologia da AOS ( A.O.S Technology Task Force), e dirige o projeto de escaneamento dos slides de orquídeas.



BIBLIORCHIDEA - Banco de dados da literatura orquidóloga
Por Rudolf Jenny - Suiça


A tecnologia do computador oferece hoje em dia uma escolha ampla de ferramentas muito úteis para ganhar tempo e simplificar as pesquisas bibliográficas. Bibliorchidea é resultado de um trabalho de 15 anos. Representa um banco de dados e fornece acesso rápido e atualizado às publicações. A taxonomia e a sistemática foram privilegiadas. Hoje, a Bibliorchidea compreende mais de 125.000 documentos. A forma atual de Bibliorchidea, acessível pela Internet (www.bibliorchidea.net), permite a utilização de
diferentes tipos da busca e também combinações de métodos diferentes da busca tais como a busca direta para o autor e o co-autor, pelo ano de publicação, para descrições novas nos campos respectivos, por palavras-chave pela seleção direta do catálogo de palavra-chave, como uma única palavra-chave ou relacionada a outras palavras-chave usando termos correlatos.
Além dos mecanismos da busca, o software permite naturalmente a classificação dos resultados por diferentes critérios e impressão.

Rudolf Jenny, é químico e estuda as orquídeas há mais de 30 anos, é especialmente interessado nas subtribos Pleurothallidinae, Catasetinae e Stanhopeinae. Autor de monografia sobre Gongora, Sievekingia e Stanhopea. BIBLIORCHIDEA.

 

Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores.