Mesa redonda sobre cultivo tendo como mediador Peter Furniss as moderator e com a participação de Donna Craig, Albert Falcinelli, John Doherty, S. Yamamoto, C. Rougenant.

A Água e o Substrato no Cultivo de Orquídea
Por Donna CRAIG


Na natureza, as orquídeas crescem sobre as árvores, sobre as rochas e sobre a camada de folhiço, se beneficiando da água da chuva e dos adubos naturais encontrados na planta. Muitos colecionados coletam a água da chuva se esquecendo que, nas áreas populosas, nosso ar e, por conseqüência, nossa água da chuva é contaminada pela poluição industrial e residencial de natureza e origem desconhecida. Felizmente, pode-se facilmente evitar estes inconvenientes utilizando substrato, fertilizantes e água adaptados às necessidades das plantas.
Nós viemos de diversas partes do mundo, sem dúvida nenhuma, empregando diferentes produtos e diferentes métodos.

Donna Craig é ex-presidente da American Orchid Society, Inc. Atualmente está a serviço do Comité de Finanças da AOS e Curadora da World Orchid Conference Trust. Já participou de nove Conferências Mundiais de Orquídeas.

Ação da temperatura ambiente e do substrato sobre as funções vitais das orquídeas.
Por Albert Falcinelli


A temperatura ambiente da estufa tem uma ação sobre a respiração, sobre a fotossíntese, sobre a circulação, sobre a evapotranspiração, multiplicação e diferenciação das células dos órgãos aéreos. A temperatura do composto estimula a germinação, tem influência sobre a absorção das raízes, sobre a respiração e o crescimento dos órgãos subterrâneos.

Albert Falcinelli é produtor de orquídeas, especializado em Paphiopedilum.

Cypripedium e o Cultivo de suas Espécies
Por John Doherty


As espécies de Cypripedium nativas América do Norte temperada podem ser cultivadas em condições artificiais, com sucesso, desde o semeio até a floração. Existem diversos meios de cultura in vitro disponíveis mas a grande dificuldade reside não na germinação mas na retirada dos frascos. A estação e a temperatura são fatores importantes. O sucesso e a derrota no cultivo de Cypripedium foram atribuídos à presença de micorrizas, considerados durante muito tempo como essenciais para o sucesso, isto provou ser um inverdade, o adubo pode fornecer a maior parte dos alimentos necessários à planta.

John Doherty ez seus estudos sobre Biotecnologia de Plantas na Universidade de Guelph, Canadá e é juiz credenciada da American Orchid Society. Atualmente, é proprietário e dirige Zephyrus Orchids, em Windsor, Canada.

Método fácil para semear orquídeas na cozinha ou em qualquer outro lugar
Por Shin'ichi Yamamoto


Meu método de semear orquídeas sem nenhum preparo especial é usar o desinfetante diretamente sobre o meio de cultura.
Extremamente simples e útil, todo mundo pode semear orquídeas em sua cozinha, na mesa ou mesmo do lado de fora da casa.
Funciona muito bem com meios de cultura líquidos ou com agar-agar. Bletilla, Neofinetia, Paphiopedilum e Dendrobium foram estudadas e germinam bem.


Para manter um cultivo saudável de orquídeas
Por Claudie Roguenant


A razão do fracasso dos cultivadores amadores de orquídeas é consequência da ignorância de seus habitats, da má escolha de plantas, da falta de cuidados, do acúmulo exagerado de plantas. As conseqüências são aparência de doença, cogumelos, bactérias e virus. Como agir mecanicamente ou quimicamente? Quais os produtos químicos permitidos ou proibidos. Os efeitos colaterais nas plantas e os tratamentos preventivos.

Claudie Roguenant é autora de diversos livros sobre o cultivo de orquídeas.




Expressamente proibido qualquer tipo de uso, de qualquer material deste site (texto, fotos, imagens, lay-out e outros), sem a expressa autorização de seus autores.