sábado - 12 de março


Palestras

Técnicas de computador nas comunicações

Participantes


Dr. Ed F. de Vogel


Delfina de Araujo

Rudolf Jenny
Frank Slaughter Jr.



Dr. Ed de Vogel e André Schuiteman

Orquídeas do Sudeste da Ásia em CD-ROM

Nationaal Herbarium Nederland, Leiden branch

Existe uma necessidade urgente de um acesso mais fácil às informações sobre a família Orchidaceae. As informações sobre orquídeas são, tradicionalmente, arquivadas em livros. Um sistema eletrônico de obtenção de informação foi projetado por ETI (Expert Centre for Taxonomic Identification) apresentando a identificação, descrição e outras informações sobre os taxons, assim como algumas centenas de fotografias coloridas e desenhos. Estas informações podem ser acessadas e até mesmo impressas. O Herbário Nacional da Holanda, em estreita cooperação com os Jardins Botânicos e Herbários de Papua Nova Guiné, Inglaterra, Dinamarca, Filipinas e Vietnam, está produzindo uma série de 6 CD-ROMs sobre os gêneros e espécies de Nova Guiné (2 publicados), assim como os gêneros de Filipinas (1 publicado) e Vietnam.
O CD-ROM conterá, para cada taxon, a combinação das seguintes informações: o nome, sinônimo, literatura de referência, descrição, distribuição, desenhos, fotografias, tipo(s), notas sobre o cultivo, etc, com chaves de identificação e um glossário lincado. O objetivo é aglomerar a vasta quantidade de informações existente sobre as orquídeas do sudeste da Ásia distribuídas na literatura e nos livros.
A versatilidade e o poder de identificação do sistema combinado com a simplicidade de seu uso foi mostrada através dos 3 CD-ROMs da série sobre Nova Guiné que já foram publicados:
Flora Malesiana. Orchids of New Guinea Vol. I: Illustrated checklist and genera.
Flora Malesiana. Orchids of New Guinea Vol. II: Dendrobium and allied genera.
Flora Malesiana. Orchids Flora Malesiana. Orchids of New Guinea Vol. III: Genera Acanthephippium to Hymenorchis (excluding Bulbophyllinae and Dendrobiinae).
 

Delfina de Araujo e Sergio Araujo

ORCHID NEWS, uma revista virtual e seu papel na divulgação de informações científicas e horticulturais através da INTERNET.

A criação do site BRAZILIAN ORCHID data de 1996 e, rapidamente, se tornou uma referência em orquidologia e orquidofilia no Brasil e no exterior.
Apesar de novos tópicos, periodicamente adicionados e a frequente atualização de outros, os editores sentiram a necessidade de estimular o retorno constante ao site e fazê-lo mais dinâmico assim como divulgar os trabalhos que são feitos neste domínio.
A resposta para estas necessidades foi a edição da primeira revista virtual de orquidofilia e orquidologia ORCHID NEWS, editada exclusivamente por Sergio Araujo e Delfina Araujo.
Desde então 26 edições foram colocadas na Internet cumprindo a função de tornar os trabalhos sobre orquídeas mais conhecidos (feitos no Brasil ou no exterior mas principalmente sobre espécies brasileiras), de recuperar a memória nacioanl e de estimular o cultivo.
Os editores não estão apenas preocupados com o visitante especialista (pesquisadores) mas também com os cultivadores amadores. Assim, objetivando fazer uma revista atraente para ambos, os tópicos são diversificados. Há trabalhos científicos e não científicos, desenhos e fotografias científicas e artísticas, provocando saudáveis discussões e aproveitando as facilidades da Internet como um moderno meio de comunicação na divulgação do conhecimento científico e cultural.


Rudolf Jenny
BIBLIORCHIDEA, banco de dados da literatura sobre orquídeas

A Literatura ainda desempenha o maior papel no campo da ciência e da pesquisa, por um lado porque é a documentação da pesquisa já feita e a demonstração dos resultados. Por outro lado, é também um registro sobre as recentes pesquisas. A consulta bibliográfica é parte de qualquer trabalho científico ou projeto. Qualquer um que tenha feita uma pesquisa bibliografia conhece as dificuldades de ter acesso às informações concernentes a um projeto num tempo e esforço razoáveis. A tecnologia da informática, hoje em dia, nos fornece uma ampla seleção de instrumentos para limitar o tempo e esforço desprendidos em uma pesquisa bibliográfica.
BIBLIORCHIDEA foi elaborado num período de mais de 15 anos como um banco de dados de bibliografia sobre orquídeas em todos os seus aspectos, possibilitando um rápido acesso aos livros e à literatura sobre as Orchidaceae. Foi dada uma ênfase especial à taxinomia e à sistemática. Atualmente, BIBLIORCHIDEA consiste em mais de 125.000 documentos. Em função dos direitos autorais, BIBLIORCHIDEA é apenas uma coletânea de citações, com uma extensa lista de palavras-chave, baseada na “hard-copy” da publicação na mais completa coleção de bibliografia no mundo inteiro.
A forma atual de BIBLIORCHIDEA como está acessível na internet (www.Bibliorchidea.net), permite o uso de diferentes maneiras de procura . Sendo:
Procura diretamente por autor e co-autor
Procura diretamente pelo ano da publicação (seleção direta numa janela)
Procura através do preenchimento de campos, título, editora, “Sobre espécies” (texto livre)
Procura diretamente por novas espécies nos respectivos campos
Procura por palavras chaves pela seleção direta no catálogo de palavras-chave através de palavras-chave simples ou combinadas com outras palavras-chave
Ampliação do resultado usando um dos métodos mencionados acima.
Restringindo (diminuindo) o resultado usando um dos métodos mencionados acima. Além destes mecanismos de procura, o software permite, naturalmente, a obtenção dos resultados de diferentes maneiras assim como imprimir a lista de documentos ou de um só documento com as informações detalhadas.



Frank Slaughter Jr

Documentação pictural sob forma eletrônica

Para documentar as premiações, a Sociedade Americana de Orquídeas (American Orchid Society - A.O.S.) acumulou mais de an 45.000 diapositivos (slides). Reconhecendo o valor educational que estas fotografias possuem, A.O.S. está escaneando toda a sua coleção de slides de plantas premiadas. Esta palestra discorre sobre a maneira de escanear em uma resolução de 4000 pixel por polegada e como salvaguardar a cor correta. Uma atenção especial é dada sobre a maneira de usar o perfil ICC para escaners, monitores, impressoras e projetores digitais contribuem para atingir a cor correta, tanto na captura quanto no uso dos dos slides de orquídeas escaneados. Foi mostrado o software customizável que foi desenvolvido para automatizar deriving imagens de baixa resoluçõe para escaneamentos de alta resolução.
Biografia resumida: Frank Slaughter, Jr. é professor aposentado de matemática, antigo membro do A.O.S. Trustee, e juiz credenciado. Ele preside o A.O.S Technology Task Force, a pesquisa e o grupo de desenvolvimento do software encarregado do projeto de escaneamento digital dos slides das plantas premiadas.
Possível interessados: Cientistas, cultivadores e público em geral.


 

 

Stands campeões

Vacherot & Lecoufle
Grand Champion

Eric Young - Grand Champion Reserve







Plantas premiadas - OURO


Calanthe Sieboldii `Wössen` AM/RHS

Odontioda Wössener x Purpurstern


Coelogyne cristata `Wössen`


Paphio Franz Glanz


Phragmipedium Icho Towers `Samares

Zygopetalum Artur Elle


Lc. Mem. Robert Strait `Blue Hawaii` JC/AOS

Vanda Tan Hoon Sing


Wilsonara Ravissement `Cali`

Lycaste Mark


voltar